Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Administrador Junior Rodrigues Barreto: Empreendedorismo Feminino: Mulheres em Foco

05 mar 2020 00:02:00

| Colunista em Foco

Administrador Junior Rodrigues Barreto: Empreendedorismo Feminino: Mulheres em Foco

Há muitos anos as mulheres vêm lutando para garantir uma condição e posição mais igualitária na sociedade e muito já foi alcançado nesse sentido, como a garantia do direito feminino ao voto, à educação, mercado de trabalho e a criação da Lei Maria da Penha, por exemplo.

Porém, apesar desse quadro, de todos os preconceitos e dificuldades que uma mulher enfrenta para avançar com sua carreira, cada vez mais, elas têm assumido posições de destaque no mercado de trabalho. Nesse sentido, um movimento que vem ganhando destaque e bastante força é o empreendedorismo feminino.

Segundo o relatório especial de março de 2019 Empreendedorismo Feminino no Brasil produzido pelo Sebrae, mostra que nos últimos dois anos, a proporção de mulheres empreendedoras que são “chefes de domicílio” passou de 38% para 45%. Com o avanço, a atividade empreendedora passou a conferir às donas de negócio a principal posição em casa, superando o percentual de mulheres na condição de cônjuge (situação verificada quando a principal renda familiar provém do marido).

O estudo constatou ainda que as representantes do sexo feminino empreendem movidas principalmente pela necessidade de ter outra fonte de renda ou para adquirir a independência financeira.

As mulheres empreendedoras representam hoje 48% dos microempreendedores individuais (MEI), atuando principalmente em atividades de beleza, moda e alimentação. Quanto ao local de funcionamento do negócio, 55,4% das MEI estão sediadas em casa.

Apesar de estar em constante crescimento no Brasil e no mundo, o empreendedorismo feminino ainda encontra barreiras para pode evoluir exponencialmente. Estre elas estão:

Dupla jornada

Por mais que esse aspecto alcance pessoas de ambos os sexos, é fato que as mulheres ainda são as maiores responsáveis pelo cuidado dos lares brasileiros. Um estudo revelou que as mulheres trabalham 7,5 horas a mais que os homens durante a semana.

Dessa forma, o lado profissional da mulher é conciliado com afazeres domésticos, o trato com a família e com os estudos. Mesmo com a jornada múltipla de trabalho, as mulheres conseguem ter um maior grau de estudo do que os homens, e assim, despontar como empreendedoras no mercado de trabalho.

Preconceito

Devido à construção social brasileira ao longo dos séculos, ainda existem muitos estigmas e preconceitos associados à mulher no mercado de trabalho.

Um deles é o fato de que por muito tempo, na sociedade brasileira, o homem foi o único provedor das famílias. Isso ainda gera, infelizmente, desconfiança na capacidade de gestão profissional e familiar das mulheres.

Restrições de crédito

Muitas mulheres, quando tentam iniciar um negócio próprio e buscam crédito junto às instituições financeiras, se deparam com uma série de limitações. Linhas de créditos menores e com maiores taxas de juros em relação às oferecidas para homens na mesma situação.

Essas restrições dificultam o desenvolvimento do empreendedorismo feminino e acaba fechando diversas empresas que poderiam ter um futuro promissor.

Mesmo com todos os desafios, existem dezenas de projetos incríveis e muito inspiradores com mulheres no comando e eles são a prova de que o empreendedorismo feminino é real e tem capacidade para crescer cada vez mais, transformando sua realidade e sociedade.

Junior Rodrigues Barreto
Administrador
Especialista em Administração com MBA Executivo em Administração com ênfase em RH 
Técnico em Agronegócios
Técnico em Administração com Ênfase em Recursos Humanos

Contato: 067-9.9944-2280

Foto: Bianca Coimbra

Maracaju em Foco

Se é sucesso, aparece aqui!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube