Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Aplicativo que confirma presença de aluno para os pais começa a funcionar no estado

17 ago 2018 11:27:00

| Educação

Aplicativo que confirma presença de aluno para os pais começa a funcionar no estado

Aplicativo diminiu o tempo que o docente faz a chamada - Foto: Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado

Secretaria do Estado de Educação (SED) e a Mira Educação, uma startup que combate a evasão e melhora os processos de aprendizagem e gestão escolar, lançaram, na tarde desta quarta-feira (15), o aplicativo "Mira Aula" para todas as 364 escolas estaduais. 

O software, que foi doado pela startup ao Estado, substitui o diário de classe, otimizando o trabalho dos docentes no momento de fazer a chamada. Além disso, também envia, por meio de SMS, uma notificação para os pais dos alunos informando sobre a falta dele. Eles recebem, também, elogios e pontos a melhorar sobre os estudantes.

O objetivo da ação é melhorar a comunidade escolar para reduzir as faltas dos estudantes e, consequentemente, a evasão escolar, um dos grandes desafios da política educacional. Segundo o governador de MS, Reinaldo Azambuja (PSDB), a evasão dos alunos representa custos para o Estado. "É um aplicativo extremamente importante, principalmente na integração da família com a escola, para poder apresentar resultados e diminuir a evasão, que é um custo, porque quando o aluno perde o ano é o Estado que tem um custo adicional", disse ele.

AMPLIAÇÃO

Segundo o coordenador de tecnologia educacional da SED, Paulo Cesar Rodrigues Santos, durante o segundo semestre de 2018, o aplicativo será lançado para outras áreas de ensino, além do regular. "Nós vamos colocar para os cursos de jovem e adultos; No AJA e no EJA; e posteriormente, aos cursos profissionalizantes", afirmou.

Um projeto-piloto foi feito com professores de 15 escolas e, segundo o diretor-executivo da Mira Educação, Rangel Barbosa, o aplicativo foi bem recebido por parte dos docentes. "Apenas na primeira semana do segundo semestre foram registradas mais de quatro mil aulas com chamadas feitas no aplicativo e mais de quatro mil SMSs de frequência enviados aos responsáveis no mesmo período”, afirma.

As informações também são encaminhadas para Secretaria Estadual por meio de relatórios, elaborados com inteligência de dados, e podem ser consultadas pelos diretores pelo portal da Mira. 

CONECTIVIDADE

O app não demanda acesso à internet via Wi-Fi ou 3G para o funcionamento em sala de aula e não há consumo do pacote de dados do professor. Com o celular em mãos, ele só precisa de alguns toques para preencher o diário de classe digital. "Nós desenvolvemos uma sincronização com o sistema da Secretaria do Estado de Educação, em que o professor terá o aplicativo e poderá fazer isso mesmo offline. Então o professor faz a chamada e gasta em torno de um minuto para fazer essa chamada; é muito rápido", disse Paulo Cesar.

Fonte: Correio do Estado

 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube