Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Arquiteta e Urbanista Raiane Godoy: Tipos de telhas: Qual escolher?

03 abr 2020 12:32:00

| Colunista em Foco

Arquiteta e Urbanista Raiane Godoy: Tipos de telhas: Qual escolher?

Escolher a telha certa para sua construção ajuda a proporcionar conforto térmico, luminosidade e beleza. Existem no mercado diversos tipos de telhas, sendo que cada uma possui sua característica e estilo próprio. Por isso, para não errar na hora da escolha é preciso ter alguns cuidados, pois cada projeto possui um estilo e necessidades particulares que devem ser observadas, sendo que o ideal é que o tipo de telha seja pensado juntamente com o projeto, e não apenas quando a construção já estiver quase pronta.

Observar se o material desejado combina com o modelo do telhado e com o clima da região é imprescindível para a escolha correta. Escolher a telha certa além de proporcionar beleza a edificação traz conforto térmico e iluminação adequada. Já a má escolha pode trazer muita dor de cabeça que podem acarretar em gastos desnecessários.

Abaixo alguns modelos de telhas mais comuns e suas características:

Imagem:  Tua Casa

Telha Cerâmica

Imagem: Sua Obra

As telhas de cerâmicas, também chamadas de telhas de barro, são as mais comuns no Brasil. Algumas de suas vantagens é que ela proporciona isolamento térmica e possuem manutenção barata. Para cobrir um metro quadrado de telhado, são utilizadas de 15 a 17 unidades de telha. Infelizmente, esse tipo de material também possui desvantagens. São mais permeáveis que as de cimento, o que pode facilitar a proliferação de mofo ou fungo. É bastante usado para telhados aparentes, mas requer um caimento adequado para evitar a volta da água e consequentemente as goteiras.

Telha de Concreto

Imagem: Cascatel

Tem como composição uma mistura de cimento e areia, e assim como as de cerâmica, são duráveis e proporcionam conforto térmico. O consumo é de 10 a 15 unidades por metro quadrado e a inclinação mínima é de 30 a 35%. Além de serem São encontradas em diferentes modelos e formatos, além possuir várias de cores. São mais impermeáveis que as telhas de cerâmica, entretanto muito mais pesadas, sendo necessária uma estrutura reforçada para sustentá-las. Outra desvantagem é que possuem baixa resistência ao vento.

Telha de Vidro

Essas peças permitem criar ilhas de claridade dentro de casa. No mercado, é possível encontrar vários modelos de telhas fabricadas com vidro, como é o caso da portuguesa e da romana. Essa solução construtiva é muito recomendada em ambientes sem iluminação natural, o material permite a incidência de luz natural eliminando a umidade e o mofo acumulado no ambiente. Entretanto deve ser usada em pontos isolados pois elas retêm mais calor, e em locais de clima muito quente podem deixar o ambiente ainda mais aquecido.

Telha Fibrocimento

Imagem: Brasilit

Muitos devem conhecer por Brasilit ou Eternit, mas esses nomes são na verdade marcas de produtos que se tornaram bastante comuns e acabaram por associar-se com o próprio nome do produto.

O custo final deste tipo de telhado é bem mais barato do que ou modelos tradicionais com telha de barro ou de concreto. A telha em si já é mais barata e o madeiramento necessário também é mais simples.

Uma grande desvantagem do produto é que este tipo de telhado absorve muito o calor do sol e, portanto, tende a deixar o ambiente muito mais quente. Além da telha de fibrocimento ser mais sensível e pode quebrar com mais facilidade. Ela exige mais cuidado não só na colocação, como também na manutenção e instalações que são feitas no telhado. 

PVC

Bem mais leves que as telhas de concreto, cerâmica, metal ou fibrocimento, as telhas de PVC são versáteis, fáceis de limpar e de instalar. São vendidas em placas moldadas em modelos ondulados ou em estilo colonial e em diversas cores, inclusive transparentes.

Esse tipo de material é resistente ao fogo e às mudanças climáticas, como ventos fortes, tempestades e granizos. Além disso, possui a vantagem de ser reciclável, ao fim da vida útil da telha é possível reciclá-la e transformá-la em uma nova telha. Se comparada aos modelos de cerâmica ou concreto, as telhas de PVC não são bons isolantes térmicos ou acústicos, podendo deixar o ambiente interno quente demais. 

Telha Metálica

Imagem: REPRODUÇÃO / ANDRADE MORETTIN ARQUITETOS

Resistentes, duráveis e leves, as telhas metálicas são encontradas em folhas e podem ser feitas de aço, alumínio, cobre ou de uma liga de metais. Uma das suas grandes vantagens é que elas são capazes de vencer grandes vãos, por isso são mais utilizadas em construções comerciais ou industriais. Precisam ser instaladas com fixadores, que podem ficar visíveis ou não. Possuem durabilidade de médio a longo prazo, dependendo do material.

Por ser mais barata, uma dica é utiliza-las em residências que possuem laje e telhado embutido, isso diminuirá a incidência de calor no ambiente e tornará a obra menos custosa.

Telha Termoacústica

Imagem: REPRODUÇÃO / NITSCHE ARQUITETOS

Também chamada de telha sanduíche, a cobertura reúne propriedades que isolam a temperatura e o som. São compostas por duas telhas de aço preenchidas por um material isolante térmico (poliuretano, isopor, lã de vidro ou lã de rocha). É possível encontrar em diversas cores no mercado, como cinza, azul ou vermelho. A grande vantagem é o isolamento térmico e acústico, proporcionando um ambiente silencioso e com temperatura agradável. Se comparadas às telhas de cerâmica ou concreto, são bem mais leves e bem melhor isolante térmica e acústica.

Foram apresentadas algumas das telhas mais utilizadas no Brasil, em caso de dúvidas sempre consulte seu arquiteto de confiança, ele irá lhe orientar qual o melhor material para sua necessidade.

Raiane Godoy Lamb

Arquiteta e Urbanista - CAU/BR nº A152872-6

Rua Jordão Alves Correa, 2130, 1º andar, Centro. (Ao Lado da clínica Dr. Chaud Sales)

Contato: (67) 99678-8449 | raianegodoyarquitetura@gmail.com |@raianegodoyarquitetura 

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

Se é sucesso, aparece aqui!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube