Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Enfermeira Nayara Niz Barcelos: Outubro Rosa - Se ame! Se cuide!

17 out 2018 18:55:00

| Colunista em Foco

Enfermeira Nayara Niz Barcelos: Outubro Rosa - Se ame! Se cuide!

OUTUBRO ROSA: O movimento que surgiu na década de 90 e vem ganhando força em âmbito mundial a cada ano com o objetivo de levar a prevenção, e a conscientização sobre o câncer de mama e recentemente colo do útero.  Juntos, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) somam mais de 76 mil novos casos somente no ano de 2018. O momento é de alerta para prevenção à vida.

Para reduzir esse número, o termo utilizado “Prevenir é o melhor remédio” torna- se ainda mais verdadeiro, já que a detecção precoce é a melhor forma de combate da doença, aumentando muito mais a chance de cura. Além de estar atenta ao próprio corpo fazendo sempre o auto – exame, a mulher deve realizar os exames necessários, como a mamografia de rastreamento (quando não há sinais e sintomas), recomendada pelo Ministério da Saúde para mulheres entre 50 e 69 anos e repetida a cada dois anos, ou a mamografia diagnóstica (com a finalidade de investigar lesões suspeitas).  Também é recomendado que mulheres a partir dos 35 anos, com casos de câncer de mama na família e consequentemente risco elevado para a doença, façam o acompanhamento.

Em relação ao câncer de colo do útero, embora o Ministério da Saúde recomende que o citopatológico de colo do útero (preventivo) seja ofertado para  mulheres entre 25 e 64 anos e que já tiveram atividade sexual, as mulheres que iniciaram mais cedo, podem e DEVEM, coletar o exame para rastrear o HPV (Doença sexualmente transmissível causada pelo Papiloma Vírus) e que possui diversos subtipos que podem levar ao câncer de colo do útero. Para diminuir os riscos, o Ministério da Saúde disponibilizou a vacina contra o HPV para ser aplicada em meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, com reforço após 6 meses.

NÃO EXISTEM MÉTODOS TOTALMENTE EFICAZES DE PREVENÇÃO, SENDO A DETECÇÃO PRECOCE A NOSSA MAIOR ARMA. Esteja sempre atenta as recomendações e a qualquer mudança em seu corpo!!

Por isso, OUTUBRO vem para lembrar você: mulher, mãe, profissional e dona de casa para deixar a correria um pouco de lado e cuidar de VOCÊ!

Procure a unidade de saúde mais próxima e solicite o seu. Eles estão disponíveis o ano todo!

Enfª Nayara Niz Barcelos

Coord. Saúde da Mulher

COREN - MS 444.392

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube