Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Governo do Estado ativa 70 novos leitos e acaba com fila por cirurgias represadas há duas décadas

20 ago 2018 12:55:00

| Política

Governo do Estado ativa 70 novos leitos e acaba com fila por cirurgias represadas há duas décadas

plicação de recursos próprios do Estado na área da saúde passou de 12,1%, em 2014, para mais de 15% a partir de 2015 

Em três anos e meio de governo, a gestão Reinaldo Azambuja (PSDB) lançou e ativou na rede pública de Mato Grosso do Sul 70 novos leitos de UTI, sendo 10 neonatais, segundo balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os novos leitos reforçaram o atendimento na Maternidade Cândido Mariano e no Hospital de Câncer, em Campo Grande; Hospital da Vida de Dourados; Hospital Regional de Nova Andradina; Hospital Regional de Ponta Porã; e Hospital de Aquidauana.

As ações na área de saúde tiveram incremento a partir do aumento na destinação de recursos orçamentários e regionalização da assistência hospitalar. Até 2014, a aplicação de recursos correspondia a 12,1% da Receita Líquida de Impostos (RLI). O percentual é o mínimo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em 2015, o Governo do Estado aumentou o percentual para 16,68%, chegou a 16,24% em 2016 e, no ano passado, os investimentos corresponderam a 16,31% da receita obtida com a arrecadação de impostos. Os investimentos e gastos de custeio na rede pública excedentes, além do piso estabelecido pela LRF, oscilaram de R$ 297 milhões a R$ 330 milhões.

A ação de maior impacto, além da redução do déficit de leitos hospitalares, foi a reestruturação do sistema de saúde, com investimentos regionalizados, e a primeira edição da Caravana da Saúde, programa de atendimento criado pelo Governo do Estado para reduzir a fila de pacientes que aguardavam por cirurgia há anos. Em muitos casos, a espera por cirurgia ou procedimento de alta complexidade durava mais de 20 anos. 

Para a Secretaria de Saúde do Estado, com o processo de regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul, parte da demanda será absorvida pelos hospitais regionais, reduzindo filas de espera o congestionamento na rede pública da Capital em razão do grande fluxo de pacientes do interior.

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube