Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Psicóloga Jackeline Almeida: Setembro Amarelo - Falar é a melhor solução.

09 set 2019 12:38:00

| Colunista em Foco

Psicóloga Jackeline Almeida: Setembro Amarelo - Falar é a melhor solução.

Entramos no mês de setembro pelo qual é marcado pela campanha de prevenção ao suicídio.  Tal tema se trata de um assunto e uma situação delicada, quando conhecemos alguém que se encontra nessa situação podemos tomar algumas atitudes, são elas:

- NUNCA, diga que querer se matar é frescura.

A pessoa que está com ideação suicida sente um sofrimento e um vazio grande, onde a única solução encontrada é tirar a própria vida. Tenha EMPATIA, não banalize o sofrimento de aguem só porque você conseguiria lidar com a situação de outra forma.

- “ Isso que você tem é falta de Deus no coração”, Não, isso não é falta de Deus no coração, se fosse assim pessoas que frequentam igrejas ou até mesmo padres e pastores não iriam sofrer com depressão.

Quando alguém que está em sofrimento te procura para desabafar e você não sabe o que dizer tente ao menos demonstrar a pessoa que você está disposta a dar apoio e incentivo para sair dessa situação crítica, aconselhe a procurar um psicólogo e um psiquiatra. De ouvidos a pessoa, permita que ela desabafe e NÃO JULGUE.

-  Ao notar que essa pessoa está em perigo imediato é importante que ela não fique sozinha. Busque ajuda de profissionais de serviços de emergência, um serviço telefônico de atendimentos a crises (ligar no 188 é grátis), um profissional de saúde, ou consulte algum familiar dessa pessoa. Assegure-se de que a pessoa não tenha acesso a meios para provocar a própria morte (por exemplo, pesticidas, armas de fogo ou medicamentos) em casa.

- Sempre é bom conversar com a pessoa perguntando como ela está se sentindo, procure proporcionar uma escuta ativa e empática, ter uma conversa aberta e franca pode ajudar a identificar se a pessoa está em momento de crise.

É valido ressaltar que a pessoa com ideação suicida necessita de ajuda, mas principalmente uma escuta qualificada de um profissional da psicologia e da psiquiatria. Caso queira saber mais sobre como lidar ou identificar com essa situação o CVV disponibiliza no site cartilhas informativas.

FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO.

Jackeline de Almeida Sant’ana
CRP 14/07764

Maracaju em Foco

Se é sucesso, aparece aqui!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube