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Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

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Publicitária Thaise Dias: O logotipo (layout da marca) não precisa ter o que sua empresa faz.

12 nov 2018 11:32:00

| Colunista em Foco

Publicitária Thaise Dias: O logotipo (layout da marca) não precisa ter o que sua empresa faz.

A logo doesn’t need to say what a company does”. O logo não precisa dizer o que a empresa faz.

Esta citação, no livro Logo Design Love, do designer David Airey talvez seja a afirmação que deveria resumir todos os argumentos que os designers deve fazer aos seus clientes na hora da defesa da Identidade. É claro que, em alguns casos, é praticamente inevitável representar visualmente de forma bem direta algo relacionado ao que a empresa comercializa. Nesse caso, em se tratando de produtos é mais fácil de representar do que se tratando de serviços.

Eu observo designers tentando incluir ícones do que a empresa produz/faz no logo que eles criam. Geralmente é por exigência do cliente, “coloca a silhueta de um carro ali, eu vendo peças automotivas”, às vezes é até compreensível. A verdade é que nunca foi e nunca será uma regra, várias grandes marcas utilizam outros símbolos ou até mesmo fontes com traços mais acentuados ou de acordo com o que a empresa representa.

O caso da Apple, por exemplo: eles não tem um iPhone, iPad, mouse, teclado ou monitor no logo deles. É uma maçã mordida. Tem seu significado, mas claramente foge de qualquer ícone tecnológico. ⠀

A Nike: Não é uma camiseta, nem um tênis ou um ícone relacionado aos esportes, é o famoso “swoosh”. Assim como a Apple, com seu significado, mas nada de ícones óbvios.



Pra não dizer que essas marcas são estrangeiras e por isso funciona, dê uma olhada no logotipo da Natura, Postos Ipiranga, Itaú, Bradesco etc.

Na BP DESIGN sofremos pouco com isso, o nosso Diretor de Arte Bruno Pedrini como todo designer profissional faz um estudo sobre a marca a partir do meu briefing (uma ementa de informações sobre o cliente) para depois iniciar o processo criativo. Uma das definições mais importantes de um briefing é a dos atributos que o cliente deseja transmitir na marca. Junto a isto, é importante definir também alguma inspiração. Tivemos muitos clientes que já vieram com a ideia pronta, é só estudar a viabilidade legal da marca e por em prática a criação. E outros que chegaram totalmente perdidos e com muita conversa, estudo de mercado conseguimos uma solução.

O Bruno às vezes falar “Meu Deus, preciso me concentrar, hoje não saí nada!”. Daí no outro dia ele vem com um logotipo respeitosamente desenhado, não sei de onde ele tira, mas eu fico impressionada. Hahahaha.

Dica para você empresário: O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, empresas procuram a todo momento uma forma de serem únicas e facilmente distinguidas. Aposte na identidade visual da sua empresa, ela está entre os grandes elementos que destacam a importância do seu produto ou serviço. Se você não tiver uma ideia, converse com a sua agência, destaque cores e desenhos que chamem atenção sua e principalmente do seu público. Um estudo deve ser feito e depois confiado a um designer profissional.

Boa sorte!

Thaise Dias, Publicitária.

Agência BP DESIGN – Criação e Comunicação.

(67) 99656-3087

@bpdesign_

Referência:

https://www.logodesignlove.com/literal-vs-abstract

https://www.wedologos.com.br/artigo/importancia-da-logomarca

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