Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Uso excessivo de celular pode causar dor na coluna

26 jun 2019 12:35:00

| Saúde

Uso excessivo de celular pode causar dor na coluna

O uso constante do celular está presente na rotina de todos nós e é um hábito repetido inúmeras vezes ao longo do dia, seja para checar mensagens, ligações, e-mails ou tirar selfies. Mas acompanhando o crescimento desse hábito, aumenta também a lista de desvantagens relacionadas ao uso do aparelho, como 'pescoço tecnológico', que é causado pela inclinação excessiva do pescoço para baixo. O problema pode levar à flacidez da região entre o queixo e pescoço e gerar a famosa papada.

Ao abaixar para mexer no smartphone, a cabeça fica em um ângulo de 60 graus, o que faz com que ela fique bem mais pesada, ocasionando não só o o pescoço tecnológico, mas outros danos no pescoço e na coluna.

Além dos efeitos causados na estética, os problemas e dores na coluna associados ao uso excessivo de dispositivos móveis já são considerados uma epidemia global, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Enquanto a média mundial de dor crônica atinge 35% das pessoas, no Brasil os dados são mais preocupantes, já que esse número cresceu para 37%.

QUER EVITAR? VEJA A LISTA DE CUIDADOS

Levante a cabeça - o ideal é que o maxilar forme um ângulo de 90 graus com o pescoço. Ao invés de se abaixar para olhar o celular, levante o aparelho na altura de seu rosto.

Alongue-se - de duas a três vezes por dia, faça movimentos de alongamento para o pescoço. Levante a cabeça, olhando para o teto, e volte à posição de 90 graus. Repita o movimento por dez vezes.

Fortaleça seus ombros - exercícios de pilates e ioga são excelentes para fortalecer os ombros e a região da cervical. Músculos fortes são menos suscetíveis a problemas de postura e dores.

Caminhe – a caminhada, corrida e outras atividades aeróbicas, se praticadas com frequência, ajudam a melhorar a postura.

Liberte-se - é inegável que o celular é fantástico, mas que tal usá-lo sem excesso? Prestar mais atenção ao seu redor, conversar mais com os amigos e com a família é algo insubstituível.

Dores - se você sente dores fortes na região do pescoço e cervical, procure um médico especialista. Só ele terá condições de avaliar sua necessidade.

ESCOLIOSE: O QUE É E COMO TRATAR?

A escoliose é uma curvatura anormal da coluna, que pode afetar a região lombar, torácica ou as duas. Pode ser congênita, causada por alguma malformação da coluna; ou então por distúrbios neuromusculares (como distrofias e paralisia cerebral). Mas a maior parte dos casos, é a escoliose idiopática, sem causa definida.

Sabe-se que a genética favorável associada a fatores ambientais (postura errada, muito tempo sentado, carregar peso e sedentarismo) leva à escoliose. Outra forma de escoliose conhecida é a degenerativa, que ocorre por causa do desgaste natural dos ossos, discos intervertebrais e ligamentos.

Nem sempre a escoliose causa dor, na maioria dos casos, a pessoa não sente nada. Muitas vezes ela é descoberta "sem querer", ao tirar um raio-x. Os ombros ou quadris desalinhados também podem ser um sinal de que a coluna está curvada. 

Toda criança deve fazer um acompanhamento de perto quando tem escoliose para calcular a progressão do grau da curvatura. Mas, no caso das meninas, é ainda mais importante porque após a primeira menstruação há uma frouxidão dos ligamentos, que é uma preparação para o parto. Essa frouxidão piora o quadro de escoliose.

O tratamento da escoliose vai depender de cada caso. Podem ser usadas as órteses, coletes que corrigem a coluna, geralmente usados nas crianças; terapias como fisioterapia e RPG, que ajudam a fortalecer a musculatura e estabilizar a coluna e cirurgias, que são feitas em último caso, e são indicadas para crianças que têm uma evolução muito rápida e as vértebras passam a comprimir os pulmões e coração. 
 
Fonte: Correio Do Estado 
 
Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube