Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Com o tema “O SUS que queremos: Da atenção primária às especialidades”, IX Conferência da Saúde é realizada em Maracaju

30 nov 2021 00:25:00

| Saúde

Com o tema “O SUS que queremos: Da atenção primária às especialidades”, IX Conferência da Saúde é realizada em Maracaju

Evento teve apresentação dos números da Saúde e Prefeito Marcos Calderan apresentou novos objetivos para a saúde maracajuense.
 
Na última sexta-feira 26-11 e sábado 27-12 ocorreu em Maracaju a IX Conferência Municipal da Saúde com o tema “O SUS que queremos: Da atenção primária às especialidades” tratando-se de um momento amplo para discussão e avaliação da saúde no âmbito municipal, mas também no âmbito estadual e nacional e têm sua relevância reconhecida para fortalecimento do processo democrático e participação da sociedade na gestão do SUS – Sistema Único da Saúde.


 
O evento visou também construir diretrizes para formulação de políticas públicas para a saúde que de fato atendam os anseios e necessidades da população, sendo espaços potentes de participação política da sociedade em defesa da saúde como direitos das pessoas e da coletividade.


 
O Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha reforçou o objetivo da atual gestão em realizar ações na saúde de forma participativa, salientando a importante parceria formulada com a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria Antônia Conceição de Souza Kuendig.
 
Quero agradecer a Maria Antônia Conceição de Souza Kuendig, por ter sido uma agente participadora e que faz com que nossa saúde seja cada vez melhor, todas nossas decisões tem sido tomadas ouvindo as pessoas, através do Conselho Municipal de Saúde, bem como realizamos investimentos focados nas demandas cobradas pela comunidade, muitas delas, oriundas de edições anteriores desta conferência, Maracaju cresce e cada vez mais precisa de uma saúde mais sólida, humana e forte para nossa gente.” Afirmou Thiago Caminha.
 
O Secretário Municipal de Saúde ainda apresentou os números da saúde, bem como sua evolução ao longo dos últimos 10 meses da atual gestão.


 
Durante sua fala o Prefeito Marcos Calderan salientou ser um grande defensor do Sistema Único de Saúde, acreditando que somente com o apoio da comunidade em geral e dos profissionais de saúde, é possível cada vez mais fortalecer esse que é um dos maiores sistemas de saúde do mundo, bem como, elencou alguns investimentos já feitos na saúde pública durante sua gestão.
 
Ao longo deste quase um ano de administração tivemos o desafio enorme, não apenas de manter a saúde que já tinha, reconhecidamente um bom desempenho em nossa cidade, mas de melhorá-la, tornando mais eficaz e humana, para isso, investimentos em mais equipamentos e recursos, bem como, enfrentamos um dos momentos mais difíceis da pandemia com forte aporte de recursos e boas parcerias que nos possibilitaram atender a todos. Maracaju ainda tem grandes desafios, estamos preparando a entrega da Clínica da Mulher, bem como projetamos a construção de novas Unidades Básicas de Saúde, fortalecendo ainda mais a saúde maracajuense.” Explicou Marcos Calderan, durante a Conferência da Saúde.


 
Pré Conferências
 
As Conferências de Saúde têm à função de fortalecer a democracia e o SUS como condição necessária para uma saúde pública, universal, integral e equânime para todos os brasileiros e brasileiras, promovendo a participação e o controle social. É importante ressaltar que a Conferência Municipal de Saúde iniciou nos Conselhos Locais de Saúde (nas unidades de saúde) no período de 13/10 a 03/11/2021, que na oportunidade também fizeram votação para escolher novos Conselheiros para os Conselhos Locais de Saúde.
 
- UBS Saúde no Campo Maracaju – Assentamento Valinhos – Ocorrida em 13-10-2021;
- Assentamento Canta Galo – Ocorrida em 16-10-2021;
- UBS Quilombola São Miguel – Ocorrida em 16-10-2021;
- UBS Dr. Rogelio Casal Caminha e ESF Santa Guilhermina – Ocorrida em 18-10-2021;
- UBS e ESF Balbino Corrêa de Lima – Ocorrida em 14-10-2021;
- UBS Nestor Muzzi e ESF da Família Maracaju – Ocorrida em 14-10-2021;
- UBS Sr. Miguel Pedroso Ferreira e ESF Egídio Ribeiro – Ocorrida em 19-10-2021;           
- UBS e ESF Dr. Orestes Rocha – Ocorrida em 20-10-2021;
- UBS Dr. Walfrido Ferreira Azambuja e ESF Olidia Rocha – Ocorrida em 21-10-2021;
- UBS Vitória Marcondes Terra e ESF José Alves Marcondes – Ocorrida em 22-10-2021;
- UBS e ESF Ambrózio Olegário de Lima (Unidade de Saúde) – Ocorrida em 25-10-2021;
- UBS e ESF Dr. Clementino Barros Wanderlei – Ocorrida em 27-10-2021;
- UBS e ESF João Leopoldo Hoch Netto – Ocorrida em 28-10-2021;
- Laboratório Central Municipal Antônio Ferreira de Lima, Centro de Especialidade e ESF Olívio Ferreira de Lima – Ocorrida em 29-10-2021;
- Hospital Soriano Corrêa da Silva – Ocorrida em 03-11-2021
 
Sobre as Conferências de Saúde
 
Com a Conferência da Saúde é possível reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.
 
Bem como, mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca da saúde como direito e em defesa do SUS; Fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade do município; avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e do Plano Municipal de Saúde.
 
As Conferências de Saúde têm à função de fortalecer a democracia e o SUS como condição necessária para uma saúde pública, universal, integral e equânime para todos os brasileiros e brasileiras, promovendo a participação e o controle social.
 
Com a conferência, é possível buscar a construção de um sistema que garanta acesso democrático à saúde, com foco na promoção, prevenção e atendimento humanizado em saúde.
 
O evento contou com a presença do Prefeito Marcos Calderan, Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha, Secretário de Fazenda Anizio Pereira Filho, Secretário de Administração André Hadlich, Presidente do Conselho Municipal de Saúde e também Coordenadora do Fórum de Saúde Permanente dos Usuários do SUS – FUSUS Maria Antônia Conceição de Souza Kuendig, Coordenadora do Fórum Gestor / Prestador de Serviços Luciana Henrichsen Schmitt, Coordenadora do Fórum dos Trabalhadores na Área de Saúde Luciana Ferreira Vernéques, Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul Ricardo Bueno, Vereadores Gustavo Veterinário, Oseias Enfermeiro e Rener Barbosa.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube