Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Mês de maio teve 40.8% a mais de CNH´s provisórias emitidas pelo Detran-MS

17 jun 2022 16:25:00

| Economia

Mês de maio teve 40.8% a mais de CNH´s provisórias emitidas pelo Detran-MS

No total, pouco mais de três mil novos motoristas estão rodando pelas ruas do Estado

No mês de maio, o trânsito de Mato Grosso do Sul recebeu 40.8% a mais de novos motoristas do que no mês anterior. Segundo informações da Diretoria de Habilitação do Detran-MS (Departamento Estadual de Mato Grosso do Sul), 3.023 novas carteiras de primeira habilitação foram emitidas somente no mês passado, contra 2.146 registradas em abril.

A estudante Yasmin da Silva Pinto, 22 anos, faz parte desse grupo e conta que seu processo de habilitação foi mais lento do que o normal. Isso por conta de uma rotina cheia de aulas na faculdade e estágio. Para driblar a falta de tempo e finalizar seu processo, ela optou por realizar as aulas práticas e teóricas nos períodos de férias. Acontece que quando chegou à fase das aulas práticas, contraiu Covid, o que acabou atrasando ainda mais a emissão da sua carteira provisória.

Recém habilitada, Yasmin conta que ainda sofre um pouco com a insegurança de ter que assumir o volante em meio ao trânsito frenético de Campo Grande. “Sempre peço para alguém ficar ao meu lado. No trânsito, a gente está lidando com vidas, da gente e dos outros, uma grande responsabilidade. Não podemos esquecer que as consequências de uma infração podem ser irreversíveis”, explicou. Ela lembra ainda que a impaciência dos outros motoristas gera medo ao recém habilitado. “Tem também o receio de ter que pagar pelo erro da outra pessoa”, afirmou referindo-se ao trânsito local.

Linda Emmanuely Garcia Cardoso, 19 anos, também relata que ainda se sente insegura. Ela passou de primeira no exame de motos, mas chegou a reprovar uma vez no prático de carros. “Ainda não tive oportunidade de dirigir depois de ter tirado a habilitação, mais por medo de pegar o carro de alguém mesmo, mas sei que vai passar”, destacou.

Os novos motoristas foram os últimos do Estado a receber a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no modelo antigo, já que no dia 1º de junho foi lançado em Mato Grosso do Sul para todo o País, a nova habilitação, com muito mais informações e elementos gráficos que prometem dificultar as falsificações e fraudes.

Maio também foi recorde na emissão dos documentos de habilitação contabilizando as renovações e mudanças de categorias, com 25.256 expedições, 74,2% a mais do que o primeiro mês do ano.

De acordo com a diretora de Habilitação, Lina Issa Zeinab, o aumento dos números se deve ao acúmulo do período de renovação, ou seja, as CNHs vencidas em 2021 estão prorrogadas para renovação até o mesmo mês de 2022. Dessa forma, além da demanda normal de vencimento do mês referente ao ano corrente, há a demanda que precisa renovar dos condutores vencidos no ano passado.

Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir com CNH vencida há mais de 30 dias é uma infração gravíssima. A multa para esse tipo de penalidade é de R$ 293,47, ou seja, quase R$ 300.

Vivianne Nunes, Detran/MS
Foto: Arquivo

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube