Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Metodologia do TCE-MS garante economia de 51 milhões na compra de medicamentos

17 jun 2022 16:03:00

| Cidades

Metodologia do TCE-MS garante economia de 51 milhões na compra de medicamentos

A metodologia de pesquisa de preços desenvolvida pela Divisão de Fiscalização de Saúde do TCE-MS garantiu a economia de mais de 52 milhões de reais para o Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema – Codevale . O processo licitatório em questão foi realizado para registrar preços de 528 medicamentos.

Integrado pelos municípios de Bataguassu, Nova Andradina, Anaurilândia, Ivinhema, Batayporã, Taquarussu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Angélica e Novo Horizonte, o Codevale se beneficiou da orientação técnica que vem sendo amplamente difundida pela Corte de Contas nos últimos anos em reuniões, encontros, cursos, lives e palestras, bem como em cartilha publicada pelo TCE-MS.

Com a aplicação da metodologia , o valor inicialmente orçado em R$ 91.701.741,39 foi reduzido para R$ 39.295.430,06. O que corresponde a uma diminuição de mais de 57%. Vale ressaltar que do total previsto, apenas 29 itens fracassaram e por questões não relacionadas ao preço. Outros 14 itens foram desertos, ou seja, não receberam propostas dentro dos parâmetros aplicados.

A auditora Giovanna Félix, responsável pelo relatório do processo, destacou que mais de 90% dos itens foram registrados dentro dos parâmetros de preço estabelecidos pela metodologia, o que demonstra que é possível aplicá-la e obter a vantagem esperada para as licitações.

O chefe da Divisão da Fiscalização da Saúde, Haroldo Oliveira de Souza, ressalta que houve uma expressiva diminuição do valor orçado para a licitação e o valor efetivamente homologado após a atuação da Divisão de Fiscalização de Saúde no processo, em sede de controle prévio. “É um caso de sucesso para o Tribunal de Contas no sentido de agregar valor e aperfeiçoar a gestão pública, com a possível economia na ordem de 52 milhões de reais em apenas um processo e ainda quantificar e mensurar os benefícios da sua atuação”.

A metodologia consiste em 11 passos para encontrar o preço referencial para as licitações de medicamentos. O Consórcio a utilizou pela primeira vez em 2019 e obteve números expressivos na época - 62,5% de redução, ou seja, 29,4 milhões de reais.

Para saber mais sobre a metodologia, acesse:

Cartilha Aquisição de Medicamentos 

Live Aquisição de medicamentos Principais Dúvidas

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube