Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Perito Contábil e Administrador Ben Hur Salomão Teixeira: Manda quem pode, obedece quem tem juízo! Será?

18 jul 2021 02:35:00

| Colunista em Foco

Perito Contábil e Administrador Ben Hur Salomão Teixeira: Manda quem pode, obedece quem tem juízo! Será?

Quem nunca ouviu esse famoso ditado, exposto de forma destacada no título de mais esse nosso “Bate Papo”.

Sem sombras de dúvidas, trata-se de um dizer tão antigo, quanto o trabalho remunerado, mas será que mesmo sendo antigo é válido e usual aos nossos dias atuais?

Claramente a resposta é não! Cada vez mais as empresas estão evitando esse tipo de liderança, através da contratação de profissionais valorosos da área da Psicologia e da Administração, visando justamente constatar esse tipo de “autoritarismo” já no ato da entrevista de emprego, detectado, tal profissional nem é contratado para o corpo de colaboradores.

Ora! Mas qual o motivo de nos preocuparmos então? Todo líder, chefe, gerente... enfim, chega a uma empresa através de uma entrevista de emprego, assim como qualquer colaborador, independente de sua posição no organograma da empresa, barrando na entrada, trata-se de um ato preventivo, evitando transtornos futuros! O que cabe nossa análise é, se queremos chegar à liderança, este é, certamente o caminho mais ineficaz e infrutífero para essa conquista.

Certamente quando “acidentalmente” uma pessoa “tóxica” chega à liderança, rapidamente “cairá”, diante de protestos dos próprios colaboradores e, quando isso não ocorrer, números refletirão a liderança que atua de forma a “intimidar”, “pressionar” e até mesmo “ofender” colaboradores, liderança na ameaça e no medo não existe mais, tampouco deve ser tolerado caso aconteça. Sem adentrar profundamente na área jurídica, inúmeros são os processos por “assédio moral” por pessoas que ocupam cargos superiores aos dos “assediados”, informo isso, para apresentar os riscos ao empresário de contratação de seu líder.

O líder da atualidade deve ser: inspirador, garantindo que os colaboradores se inspirem e assim, conquiste a confiança da equipe; instrutor, identificando pontos fortes e fracos dos colaboradores, desenvolvendo-os para melhor; democrático, ouvindo a todos e considerando mudar de opinião ou melhorar tal ferramenta com base na opinião dos colaboradores, inclusive aqueles mais experientes; humano, colocando as pessoas sempre em primeiro lugar, evitando conflitos. Podemos elencar muitos outros, não deixando de lado o líder que se preocupa com a saúde mental dos liderados, bem como aquele que sempre busca dar o feedback, ou seja, dar o retorno necessário aos colaboradores, respondendo exatamente o que os mesmos solicitaram.

Por fim, um bom líder, certamente permanecerá nessa função por muito tempo, bem como sua atuação refletirá diretamente nos números da empresa, mais vendas, mais comissões, mais alegrias, menos atestados médicos por questões ligadas a saúde mental dos colaboradores e, especialmente, pessoas mais felizes e um lugar mais gostoso para se trabalhar!

Ben Hur Salomão Teixeira

É Perito Contábil com registro no CRC/MS 11.914, Administrador com registro no CRA/MS 7.090, Jornalista com registro no DRT/MS 0001391, Bacharel em Direito e Pós Graduado em Contabilidade e Controladoria.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube