Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Reflexos da Pandemia da Covid-19 nas Relações Trabalhistas e Sociais

28 set 2021 16:55:00

| Colunista em Foco

Reflexos da Pandemia da Covid-19 nas Relações Trabalhistas e Sociais

O conceito das relações trabalhistas e sociais, refere-se à preocupação que a população sobre em decorrência da pandemia da covid-19, desse momento tão inesperado que estamos enfrentando ao longo desses um ano e meio. A pandemia do coronavírus-covid-19, impactou significativamente as relações sociais e a economia no Brasil.

Pela primeira vez na história do país foi decretado estado de calamidade pública em âmbito nacional. Visando conter a proliferação do vírus, Governo federal, Estados e Municípios ordenaram o fechamento de indústrias, escolas, restaurantes, shopping centers e hotéis, dentre outros. Por consequência, a recessão econômica pode causar desemprego em massa e precarização do trabalho, com repercussão na vida social, com esse efeito da pandemia extrapolaram várias áreas, como supracitado acima, principalmente a área da saúde.

Com isso, atingindo, as mais diversas áreas da sociedade, acarretando mudanças drásticas nas relações humanas, podemos verificar de uma forma mais imediata, por exemplo, a equipe da linha de frente de enfrentamento a pandemia. Familiares perdendo entes, empresas falindo e o fechamento ou demissão em massa de outras, o que implica, principalmente no âmbito social destas pessoas.

O que muitas pessoas estão fazendo de fato, para unir o trabalho com as relações sociais, são os empregos informais. Famílias se unem para trabalhar de dentro de suas casas, e assim, pequenas empresas surgem. As tecnologias estão sendo muito importantes nas relações de trabalho e também em relações pessoais, “unindo” pessoas que estão em lugares diferentes e não podem se encontrar em razão a pandemia.

Pessoas estão separadas e ruas vazias, entretanto estão estabelecendo laços através das redes, assim, mudando hábitos, rotinas, relações trabalhistas (home-office) e relações de trabalho. 

Não obstante tudo o que envolve esse novo momento, em que hábitos comuns e rotinas devem ser alterados, o mais importante é manter a serenidade, pois a tomada de decisões corretas, com as atitudes adequadas que devem ser observadas é que permitirá que passemos por esse momento delicado sem sobressaltos. Fato é que, diante dos possíveis efeitos sociais e econômicos, com impacto direto no dia a dia laboral, o profissional de relações trabalhistas e pessoais serão incitados a responder às demandas que lhe caberão. E certamente o farão.

Gabriela Crestanelo Baldin CRP14/08376-3

Djhonatan Lucas Magalhães Soares CRP 14/08240-9

Foto: Freepik (Meramente Ilustrativa)

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube