Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Tereza Cristina cumpre agenda em Costa Rica/MS, visita projeto Cinturão Verde e destaca case de sucesso

19 jun 2022 17:22:00

| Política

Tereza Cristina cumpre agenda em Costa Rica/MS, visita projeto Cinturão Verde e destaca case de sucesso

O projeto vai beneficiar 10 pequenos agricultores do município desde o plantio até a comercialização de hortaliças, verduras e grãos

A deputada federal e ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina (PP/MS), cumpriu agenda nesta sexta-feira (17), nos municípios de Costa Rica, Chapadão do Sul e Paraíso das Águas, em Mato Grosso do Sul.

Em Costa Rica, acompanhada do prefeito da cidade e vice-presidente do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari (Cointa), Cleverson Alves dos Santos (PP), secretários municipais e lideranças políticas locais, a deputada federal visitou o projeto social Cinturão Verde, cujo objetivo é beneficiar pequenos agricultores que não possuem área própria para cultivo.

No local, foi realizada assinatura de termo de comodato entre a Prefeitura e a Associação Vitória dos Horticultores de Costa Rica, para liberação de uma área de cinco hectares, o Cinturão Verde. O espaço será utilizado para o cultivo de hortas, estufas e pomares, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico do município e para o fortalecimento da agricultura familiar.

"Estou muito feliz de estar aqui, por ter essa oportunidade de estar trabalhando. É uma coisa muito boa mexer com a horta, plantar. Amo por a mão na terra, amo trabalhar, isso faz parte da minha vida”, disse Rosilei de Lima Santana, trabalhadora rural, uma das 10 pessoas beneficiadas pela Associação Vitória dos Horticultores de Costa Rica.

Ainda na sede do Cinturão Verde, micro e pe­quenos produtores locais receberam de forma simbólica o título de registro do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal, executado pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari (SIMC-Cointa).

Os benefícios da adesão ao Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal são diversos. Os pequenos produtores obtêm maior segurança sanitária dos produ­tos comercializados, aumento do mercado consumidor, maior possibilidade de inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado formal e promoção da segurança alimentar da população.

“A gente tem uma pequena empresa aqui, que é o Laticínio Maria, onde a gente compra leite de fornecedores aqui da cidade e das cidades vizinhas. Através do Cointa, obtivemos licença para comercializar nossos produtos para as cidades do Consórcio e agora temos o SISBI, que vai possibilitar que a gente expanda ainda mais nossas vendas. Para nós, é uma grande conquista”, ressalta Aparecido Guedes Cardoso, proprietário do Laticínio Maria, em Costa Rica.

Em seguida, Tereza Cristina concedeu entrevista à Rádio Cidade, 106,5 FM, onde elogiou a iniciativa da Administração Municipal de fomentar a agricultura familiar. “Vocês estão fazendo aqui uma transformação, pode as pessoas acharem que é muito pouco iniciar com 10 famílias, mas isso é um case de sucesso e eu espero realmente que dê certo e dará, porque vocês irão mostrar o que é possível fazer para o abastecimento local e levar daqui diversos produtos para outras cidades, fazer a economia girar”, destacou a ex-ministra da Agricultura.

Tereza Cristina também visitou a Usina Iaco Agrícola, onde foi recepcionada pelo superintendente da unidade, Edson Rocha. “Conheço essa usina desde o início dela, já conhecia a Fazenda Ribeirão que tinha uma agropecuária já muito avançada, muito moderna, isso há mais de 30 anos. Participei aqui com eles, como secretária e discutimos sobre como iria funcionar, se iam começar a usina com etanol ou açúcar, enfim. Fico muito feliz de vir aqui e ver como essa usina caminhou e trouxe desenvolvimento para essa região de Costa Rica e Chapadão do Sul”, enfatizou.

Ainda no local, a deputada federal, o prefeito de Costa Rica e demais lideranças, almoçaram com a equipe da Usina.

A pré-candidata ao Senado também cumpriu agenda em Paraíso das Águas, onde se encontrou com o prefeito Anízio Andrade (DEM), com lideranças locais, concedeu entrevista e visitou as obras da Estação de Tratamento de Esgoto, que está em fase final e irá beneficiar a população paraisense.

Fernanda Freitas - Assessoria

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube