Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Colaboradores da Fundação MS recebem capacitação sobre cuidados na pulverização

12 mai 2021 22:47:00

| Rural em Foco

Colaboradores da Fundação MS recebem capacitação sobre cuidados na pulverização

Por: Fundação MS

Informações sobre técnicas de manutenção dos equipamentos, emprego correto de defensivos agrícolas, diferenças entre bicos de pulverização e como verificar a qualidade da aplicação de produtos químicos, foram alguns dos temas do curso realizado pelo diretor Técnico Científico do Instituto Dashen, do município de Bandeirantes, no estado do Paraná, Dr. Ulisses Delvaz Gandolfo.

A Fundação MS está sempre preocupada com a qualidade do serviço que presta e com a informação que gera aos parceiros e produtores. Para isso, o treinamento constante de todo o time é fundamental. "É por isso que investimos com frequência em capacitações como essas com o Instituto Dashen, que traz qualidade aos nossos trabalhos de pesquisa", disse o diretor executivo da Fundação MS, Dr. Alex Marcel Melotto.

O conhecimento aprofundado e a manutenção do maquinário, principalmente os mais novos e que possuem maior tecnologia, passam a ser diferenciais na produtividade da lavoura. Segundo Gandolfo, o produtor quer o que há de mais moderno em equipamentos eletrônicos e mecânicos, um pulverizador grande, com supercontrolador, que faça mapa e tenha diversos sensores. "Só que essa tecnologia exige que haja capacitação dos operadores", explica.

Para o pesquisador do setor de Entomologia e Herbologia da Fundação MS, Me. Luciano Del Bem Júnior, promover a capacitação de quem está no campo, no dia a dia, faz toda a diferença. Com o mercado em constante mudança e sempre inovando, ter conhecimento sobre taxa de aplicação, ponteira a ser utilizada, adjuvantes, incompatibilidade de mistura e fitotoxidade é essencial para o fortalecimento da agricultura. "Temos muitas variáveis e isso tudo impacta diretamente no resultado desse produto", destacou.

O avanço da tecnologia no maquinário trouxe pontos de restrição por ter uma complexidade muito maior para a manutenção de pequenos mecanismos. "Temos visto muitos casos de fitotoxidade. Ocorre que o operador, após aplicar um herbicida, por exemplo, não realiza a limpeza correta do maquinário. Assim que a planta estiver se desenvolvendo, se tiver algum resíduo daquele herbicida que foi aplicado, vai gerar fitotoxidez", reforça Gandolfo.

Outro fator fundamental na produção e que pode contribuir com perdas significativas é que o agricultor tem um equipamento que trabalha muito durante o ano e, sempre que o produtor tiver um erro em uma pulverização, isso se multiplica nas operações e o custo acaba sendo muito alto. "Muita gente sabe identificar se o produto não funcionou, e tem a segurança de uma indenização, mas muitos pecam em saber se o produto foi bem distribuído em toda a planta. Nós, que trabalhamos em tecnologias de aplicação, sabemos quanto investimento é utilizado para o desenvolvimento de um produto. Por isso, é preciso ficar atento a todo o processo", disse Gandolfo.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube