Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Conselheiro Ronaldo Chadid faz palestra sobre Governança Pública

25 out 2021 23:01:00

| Cidades

Conselheiro Ronaldo Chadid faz palestra sobre Governança Pública

O corregedor-geral do TCE-MS, conselheiro Ronaldo Chadid, participou da 5ª edição do Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (Eigedin), sexta-feira, dia 22 de outubro. O evento realizado virtualmente é uma iniciativa do curso de Administração e do Núcleo de Pesquisa em Gestão, Desenvolvimento e Inovação da UFMS, campus de Naviraí, e reuniu estudantes, servidores públicos, profissionais e cidadãos interessados sobre o tema governança pública. 

O encontro teve como objetivo discutir sobre o papel da governança pública no Brasil, com vistas às atribuições e competências dos órgãos públicos. Além de destacar o complexo papel das instituições públicas, responsáveis pelo fomento do desenvolvimento das regiões, valorização dos bens materiais e imateriais da população, bem como do direito da cidadania no País, por meio do controle social. 

Em nome do presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, Ronaldo Chadid, agradeceu a oportunidade em poder contribuir no evento. Na palestra, o corregedor-geral deu início fazendo uma retrospectiva da natureza e o papel do Estado, desde a Idade Média, a evolução por meio dos ideais da Revolução Francesa, Revolução Industrial e o movimento do proletariado pleiteando pelos direitos dos trabalhadores. Teceu um histórico e a evolução dos direitos sociais.  

De acordo com Chadid, no Brasil, os direitos sociais começaram a valer com a implementação das leis do trabalho, entre as décadas de 30 e 40. “Os direitos sociais fundamentais do cidadão foram consolidados a partir da criação da Constituição Federal de 1988, que trouxe uma gama de direitos, mas que, por outro lado, onera os cofres públicos”.  

O corregedor-geral do TCE-MS explicou que o protagonismo dos órgãos de controle teve início com a implementação das políticas públicas. “A partir desse momento o gestor começa a praticar atos administrativos passíveis de controle do Tribunal de Contas, do Poder Judiciário, do Ministério Público e especialmente o controle social”.  

Na palestra on-line, Ronaldo Chadid explicou sobre os tipos de Controle, contas de governo, contas de gestão, a relação do poder Legislativo e o Tribunal de Contas, a autonomia e independência em relação aos poderes, a atuação de forma coordenada entre o legislativo e o Tribunal de Contas, e ainda, sobre a organização e o funcionamento do TCE. 

O tema Controle Externo foi muito bem abordado pelo conselheiro que na apresentação explicou que o papel do Tribunal de Contas, atualmente, não é somente um órgão punitivo, mas sim, um aliado do bom gestor. “A postura de trabalho do Tribunal de Contas é orientar e capacitar, prevenindo para que o administrador público erre menos”. 

Na pauta de debate da mesa redonda virtual, o tema Governança Pública: Gestores Públicos, Órgãos de Controle e Controle Social foi bem conduzido pelo Professor José Carlos de Jesus. Os palestrantes, o conselheiro Ronaldo Chadid e o Secretário-Adjunto de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna explanaram seus conhecimentos e, ao fim, responderam dúvidas dos participantes virtuais. 

Olga Mongenot

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube