Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Médica Dra. Ana Júlia de Oliveira Sarian: Dor nos membros inferiores.

28 mai 2022 02:01:00

| Colunista em Foco

Médica Dra. Ana Júlia de Oliveira Sarian: Dor nos membros inferiores.

Existem duas principais doenças que podem ocasionar dores crônicas nos membros inferiores: a Doença Arterial Obstrutiva Periférica e a Insuficiência Venosa Periférica (Varizes).

1) Doença Arterial Obstrutiva Periférica: é a obstrução crônica e progressiva das artérias dos membros, muitas vezes causada por aterosclerose (placas de gordura nos vasos).

- Fatores de risco: pessoas acima de 65 anos, histórico familiar de aterosclerose, problemas cardiovasculares (diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, colesterol alto, histórico familiar da doença etc.).

- Sintomas: 50% são assintomáticos; 33% têm sintomas atípicos (sensação de peso, que piora ao andar); 15% mancam ao andar, com períodos de melhora; 2% chegam à isquemia crítica (dor em repouso nos dedos e ante pé, pouca melhora com analgésicos, piora com elevação, úlceras com dificuldade de cicatrização, gangrena).

- Tratamento: mudança de estilo de vida, atividade física, abandono do cigarro, controle de peso, medicações antiplaquetárias e revascularização.

2) Insuficiência Venosa Periférica (varizes): consiste na incapacidade de manutenção do fluxo venoso superficial ou profundo, causada por obstrução (trombose) ou refluxo (incompetência das válvulas venosas).

- Fatores de risco: idade acima dos 50 anos, sexo feminino (questões hormonais e número de gestações), histórico familiar da doença, obesidade, trauma, trombose prévia e permanência por longos períodos de pé.

- Sintomas: sensação de peso e latejamento (piora em longos períodos de pé e melhora com a elevação dos membros ou ao caminhar), edema, câimbras, coceira, pernas inquietas etc.

- Tratamento: elevação dos membros, cuidados com a pele e úlceras (meias compressivas), exercício físico, perda de peso, medicamentos para dor e edema, além de cirurgias.

Para um diagnóstico e tratamento adequados, converse com seu médico!

Dra. Ana Júlia de Oliveira Sarian

Especialista em Clínica Médica

CRM-MS 7620

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube