Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Operação contra o tráfico cumpre 22 mandados em Maracaju e 3 cidades de MS.

07 dez 2021 19:07:00

| Última Hora

Operação contra o tráfico cumpre 22 mandados em Maracaju e 3 cidades de MS.

Foto: Adilson Domingues

Operação da Polícia Federal no Rio Grande do Sul cumpre 22 mandados nesta terça-feira (7), em quatro cidades de Mato Grosso do Sul. O alvo é um esquema de envio de cocaína da fronteira com o Paraguai para cidades gaúchas.

São dois mandados de prisão cumpridos em Dourados, dois em Deodápolis e um em Maracaju. Também são cumpridos 17 mandados de busca em Dourados (9), Deodápolis (4), Maracaju (2) e Ponta Porã (2). A PF não divulga nomes de investigados.

Entre os alvos dos mandados em Dourados (a 251 km de Campo Grande), está o Orteco, mais tradicional escritório de contabilidade da cidade. As equipes da PF também estão em uma casa de alto padrão localizada na Rua França, no Jardim Mônaco (região norte da cidade).

Segundo a Polícia Federal, a Operação Geminus visa desarticular organização criminosa dedicada ao transporte de cocaína de Mato Grosso do Sul para o Rio Grande do Sul.

Nos três estados em que a operação foi desencadeada (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul), estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 29 de busca e apreensão (a maioria em MS).

Também são cumpridas ordens judiciais para sequestro de 52 imóveis e de 70 veículos, entre automóveis, jet skis, caminhões, carretas e tratores. A PF cumpre ainda o bloqueio de valores em contas bancárias de 33 pessoas físicas e jurídicas. Os bens a serem sequestrados estão estimados em 50 milhões de reais.

Conforme a PF, a organização criminosa, comandada por núcleo familiar estabelecido em Deodápolis (MS) e Viamão (RS), utilizava o agronegócio e outras atividades econômicas formais como fachada para ocultar os valores obtidos com o tráfico internacional de drogas, principalmente de cocaína.

A quadrilha transportava a droga em caminhões, a partir da fronteira de Mato Grosso do Sul, para propriedade rural no município de Viamão, de onde era distribuída para traficantes locais do Rio Grande do Sul, principalmente das regiões de Porto Alegre e Vale dos Sinos.

Iniciadas em agosto de 2019, as investigações demonstraram que a organização criminosa movimentou 5 toneladas de cocaína em um ano.

O dinheiro obtido com o tráfico era inserido na economia formal através de simulação de prestação de serviço de transporte, declaração de produção de grãos inexistente, atividade pecuária na região de Deodápolis, empresa de locação de máquinas e equipamentos para a construção e outras aquisições de bens móveis e imóveis em nome de terceiros.

Conforme a Polícia Federal, a operação foi denominada Geminus, porque dois integrantes do alto escalão da organização são irmãos gêmeos idênticos, sendo que um deles gerencia os negócios ilícitos no Rio Grande do Sul e o outro em Mato Grosso do Sul.

Outras cidades onde são cumpridos mandados de prisão são Porto Alegre (1), Capão da Canoa (1), Taquara/RS (2), Florianópolis (1) e Camboriú (1).

Já os mandados de busca e apreensão são cumpridos em Porto Alegre (2), Viamão (1), Capão da Canoa (2), Taquara (2), Parobé/RS (1), Florianópolis (1), Camboriú (2) e Itajaí (1). 

Fonte: Campo Grande News

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube