Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Produção industrial apresentou crescimento ou estabilidade em 80% das empresas de MS em maio

22 jun 2022 18:42:00

| Economia

Produção industrial apresentou crescimento ou estabilidade em 80% das empresas de MS em maio

A atividade industrial melhorou na passagem de abril para maio, conforme avaliação feita pelos respondentes da Sondagem Industrial do Radar Industrial da Fiems. De acordo com o levantamento, em maio, 80% das empresas industriais de Mato Grosso do Sul apresentaram crescimento ou estabilidade da produção. Comparando com o levantamento anterior, esse resultado foi superior em 4 pontos percentuais.

Quanto à utilização da capacidade instalada, 71% dos empresários industriais disseram que ela esteve igual ou acima do usual para o mês. Já a utilização média da capacidade total de produção encerrou o mês em 74%.

“Para os próximos seis meses as expectativas são positivas, ou seja, os empresários industriais de Mato Grosso do Sul estão otimistas e esperam crescimento da demanda por seus produtos e aumento das contratações. Com essa combinação, os índices de confiança e intenção de investimento também evoluíram na comparação com o último levantamento e seguem acima da média histórica obtida para o mês”, destacou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

Maioria das empresas esperam aumento na demanda por seus produtos

Para os próximos seis meses a partir de junho, 57% das empresas responderam que esperam aumento na demanda por seus produtos. Por outro lado, para o mesmo período, 11,4% preveem queda. Já as empresas que acreditam que o nível de demanda se manterá estável responderam por 31,6% do total.

Com relação ao número de empregados, 34,2% das empresas disseram que o número de empregados deve aumentar nos próximos seis meses. Por outro lado, 5,1% acreditam que esse número deve cair, enquanto 60,8% das empresas esperam manter o número de funcionários estável.

Além disso, em junho, o índice de intenção de investimento do empresário industrial ficou em 58,4 pontos. Indicando aumento de 1,4 ponto sobre o mês anterior e de 7,3 pontos em relação à média histórica obtida para o mês. No atual levantamento 63,3% das empresas industriais disseram que pretendem realizar investimentos nos próximos seis meses. Os resultados variam de 0 a 100 pontos, quanto maior o índice, maior é a intenção de investir.

Confiança dos empresários industriais segue em patamar positivo

A Sondagem Industrial também avaliou o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), que em junho alcançou a marca de 61,5 pontos, indicando aumento de 7,3 pontos em relação à média histórica obtida para o mês.

“Em geral, a confiança do empresário industrial de Mato Grosso do Sul segue num patamar positivo, principalmente por conta do otimismo projetado para os próximos seis meses, especialmente em relação ao desempenho esperado para a própria empresa. Por fim, o indicador permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, sinalizando que o empresário industrial de Mato Grosso do Sul segue confiante”, explicou Ezequiel Resende.

Ainda de acordo com a pesquisa do Radar Industrial da Fiems, em junho, 25,3% dos respondentes consideraram que as condições atuais da economia brasileira pioraram. No caso da economia estadual, a piora foi apontada por 27,8% dos participantes e, com relação à própria empresa, as condições atuais estão piores para 19,0% dos respondentes.

Já para 51,9% dos empresários não houve alteração nas condições atuais da economia brasileira, sendo que em relação à economia sul-mato-grossense esse percentual foi de 50,6% e, a respeito da própria empresa, o número ficou em 53,2%.

Por fim, para 21,5% dos empresários as condições atuais da economia brasileira melhoraram. Já em relação à economia estadual esse percentual ficou em 20,3% e, no caso da própria empresa, o resultado foi de 26,6%. Já os que não fizeram qualquer tipo de avaliação das condições atuais da economia brasileira, estadual e do desempenho da própria empresa responderam igualmente por 1,3%.

Expectativas para os próximos seis meses

Em junho, 10,2% dos respondentes disseram que estão pessimistas em relação à economia brasileira. Em relação à economia estadual, o resultado também alcançou 10,2% e, quanto ao desempenho da própria empresa, o pessimismo foi apontado por 5,1% dos empresários.
Os que acreditam que a economia brasileira deve permanecer na mesma situação ficou em 31,6%, já em relação à economia do estado esse percentual alcançou 35,4% e, a respeito da própria empresa, 25,3% disseram que a situação deve permanecer igual.

Por fim, 57,0% dos empresários se mostraram confiantes e acreditam que o desempenho da economia brasileira vai melhorar. Já em relação à economia estadual, o resultado ficou em 53,2% e, no caso da própria empresa, 68,3% dos respondentes confiam numa melhora do desempenho apresentado. Os que não fizeram qualquer tipo de avaliação das expectativas em relação à economia brasileira, estadual e do desempenho da própria empresa responderam igualmente por 1,3%.

Assessoria

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube